Cangurus também gostam de mostrar os bíceps

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Tradicionalmente, qualquer sujeito que gaste tempo e dinheiro em uma academia não perderá tempo em mostrar como tudo está indo para o seu “devido lugar”. Prontamente associado à noção de força física, os bíceps normalmente são os escolhidos para uma ostentação rápida — mesmo que discreta. Bem, pois saiba que com os cangurus não é muito diferente disso.
Ok, provavelmente não há academias especializadas em marsupiais nas paisagens desérticas da Austrália. Entretanto, um bom par de bíceps ainda pode fazer a diferença na hora de conseguir as melhores fêmeas — e talvez seja melhor interromper as analogias por aqui. De acordo com uma publicação recente do Biological Journal of the Linnean Society, os cangurus chegam mesmo a fazer poses que evidenciam os músculos para atrair fêmeas.

Por boa impressão... Ou por pressão mesmo!

Assim como no gênero humano, os cangurus também se utilizam de seus braços para, eventualmente, distribuir pancadas em rivais inoportunos. Dessa forma, um das hipóteses para que os animais com músculos vistosos sejam escolhidos em detrimento dos demais passa justamente por isso: pela capacidade de defender a fêmea e os filhotes.
Entretanto, há também uma possibilidade adicional. Conforme colocou o especialista em cangurus Rod Wells, em entrevista ao site The Conversation. “Vantagens adicionais podem ser obtidas tanto porque as fêmeas consideram os músculos dos machos vistosos mais atraentes quanto pelo fato de que estes machos, por terem mais força, podem dominar mais facilmente qualquer fêmea relutante.” A pose é invariavelmente funcional, portanto.
De qualquer forma, isso não deve ser uma novidade para qualquer entendido em cangurus. Na verdade, os animais sempre foram associados à força — tanto que a Força Aérea Real Australiana adotou um canguru boxeador como emblema, em 1941. Resta agora saber qual é, exatamente, o diferencial exercido por um sujeito musculoso em um relacionamento humano moderno. 

0 comentários:

Postar um comentário